domingo, 17 de agosto de 2014

Qual a diferença da montagem Azimutal para a montagem Equatorial?


O termo equatorial ou alta-azimutal na verdade define somente o tipo de montagem que o telescópio utiliza. A montagem de um telescópio é o mecanismo que permite movimentar o tubo do telescópio apontando para qualquer direção no céu. 

A montagem alta-azimutal é uma montagem simples que permite movimentar o telescópio nos dois eixos mais instintivos: direita-esquerda (azimute) e cima-baixo (altura). É a montagem simples e fácil de operar, porém tem a desvantagem de não compensar a rotação do eixo da Terra e com isso é necessário mexer os dois eixos ao mesmo tempo para acompanhar um astro pelo céu. 


Montagem alta azimutal az2


Montagem alta azimutal az3


Já a montagem equatorial é feita para compensar a rotação da Terra e por isso ela conta com um eixo que pode ser alinhado ao eixo da Terra e compensa a movimentação aparente dos astros através de um único movimento. A desvantagem da montagem equatorial é que ela precisa ser bem alinhada a ajustada para funcionar corretamente, diferentemente da alta-azimutal que não precisa de nenhum ajuste ou alinhamento prévio. 


Montagem equatorial eq1
                                             


Cada tipo de montagem tem seus pontos fortes e fracos. A equatorial é mais cara de adquirir e é complicada de ajustar mas facilita o acompanhamento e a prática de astrofotografia. A alta-azimutal é simples e fácil de usar por qualquer pessoa, além de poder ser utilizada para observação terrestre, porém ao utilizar aumentos fortes o acompanhamento dos astros fica mais difícil. A escolha da montagem ideal dependerá muito do gosto e objetivos do observador. 

Qual é a mais indicada para iniciantes e por que? 
Na verdade não há telescópio ou luneta adequada para iniciante. Para o iniciante é importante conhecer o céu a olho nu, reconhecer planetas e costelações, depois comprar um bom binóculos, que sempre será util nas observa
ções

Um comentário: